Pesquisar
Close this search box.

O Desafio do Cabo de Guerra do Torneio de Robótica FIRA BRASIL.

O Desafio do Cabo de Guerra da FIRA BRASIL

Conceito Básico do Desafio

O desafio propõe a criação de robôs autônomos para recriar a milenar competição do Cabo de Guerra. Inspirada numa disputa que remonta tempos imemoriais, esta competição desafia os alunos a projetarem um robô que represente uma equipe de cabo de guerra, ligado ao oponente por um fio inextensível. O objetivo é claro: puxar o adversário para fora de uma plataforma circular oposta, onde este robô estará localizado no início do embate.

Esta competição ancestral, regulamentada pela Federação Internacional de Cabo de Guerra e parte dos Jogos Mundiais apoiados pelo Comitê Olímpico Internacional, propõe um embate robótico singular. Após o início da disputa, cada robô deve usar sua autonomia para puxar o cabo até que o oponente seja trazido para dentro do fosso ou consiga resistir, trazendo o adversário para fora da plataforma. A estratégia, força e habilidade dos robôs determinarão o vencedor nesta batalha de engenhosidade mecânica.

Preparem-se para este desafio que combina antigas competições de força com tecnologia de ponta. A vitória será conquistada não apenas pela força bruta, mas pela astúcia e engenhosidade dos robôs, representando uma emocionante evolução da competição de cabo de guerra para o mundo da robótica autônoma.

CARACTERÍSTICAS E COMPETÊNCIAS DESAFIO CABO DE GUERRA

Tabela com as características e competências para o Desafio do Cabo de Guerra Robótico:

Características e CompetênciasPermissão
Limitação de TamanhoSIM
Limitação de ComponentesNÃO
Detectar CoresPERMITIDO
Detectar Luz/Diferenciar Preto e BrancoPERMITIDO
Detectar Objetos ou ParedesNÃO
Capturar ObjetosNÃO
Erguer ObjetosNÃO
Colocar Objetos em NichosNÃO
Relacionar a Localização com os Limites da Arena.NÃO
Superar RampaNÃO
Superar ObstáculosNÃO
Confronto DiretoSIM
Limite de massaSIM
Utilização de ventosasNÃO
Movimentação no combateSIM
Ficar parado no combateNÃO
Pneus com material colanteNÃO
Fonte: Autor

Arena de Trabalho:

A arena para o desafio consiste em duas plataformas circulares. Cada plataforma tem um diâmetro de 90,0 cm e uma altura entre 2,0 cm e 3,0 cm, com a base na cor preta.

As plataformas circulares devem estar posicionadas a uma distância específica uma da outra. As bordas das plataformas devem estar distantes entre si por 20 cm, significando que os centros das plataformas devem ter uma distância de 100 cm entre eles.

Essas especificações detalham as dimensões e disposição das plataformas circulares onde os robôs participantes do desafio do Cabo de Guerra irão competir, oferecendo um ambiente específico para o confronto entre os dispositivos robóticos.

Regras e Detalhamento Operacional do Desafio na Competição:

O desafio do Cabo de Guerra Robótico é uma competição na qual um robô autônomo deve rebocar um agente não colaborativo de uma plataforma circular sem sair de sua própria plataforma. Quatro condições essenciais devem ser respeitadas durante o desafio:

  1. Partida Simultânea: O início da partida é simultâneo para ambos os oponentes.
  2. Proibição de Danos Deliberados: Não é permitido provocar danos deliberadamente no robô oponente.
  3. Objetivo da Competição: O objetivo principal é retirar o oponente de sua respectiva plataforma, desde que não leve o robô rebocador a sair de sua área de trabalho.
  4. Tempo Limite: O desafio tem um limite de tempo para ser resolvido.

Durante a partida, exceto pelo árbitro e um membro de cada equipe no momento de ligar o robô, nenhuma pessoa pode permanecer a menos de 2,2 metros do centro da arena. Um integrante designado pelo líder da equipe é responsável por ligar o robô.

Restrições de Construção do Robô:

Cada robô deve caber facilmente em uma caixa de base quadrada de lados iguais a 25 cm e altura de 20 cm, sem a necessidade de exercer força. O peso máximo permitido para cada robô é de 1500 g. Os robôs devem possuir um anel de engate fixado em sua estrutura, a 5 cm de altura, com uma tolerância máxima de 10% do piso da plataforma.

Tolerâncias:

Os robôs podem exceder em até 5% as medidas padrão, exceto a altura do anel de engate. O gabarito de volume é feito considerando essa tolerância.

Dinâmica da Competição e Pontuação:

Os robôs começam a 15 cm da borda de cada plataforma, com seus centros sobre uma reta que passa pelo centro das circunferências. Eles são conectados por um fio inextensível de 50 cm, esticado completamente, para serem acionados simultaneamente no início do round. O fio é marcado com etiquetas adesivas em pontos equidistantes de 10 cm do ponto médio.

Os robôs devem iniciar a partida com o devido posicionamento, e a projeção ortogonal das etiquetas do fio deve coincidir com a marcação da borda da respectiva plataforma. Antes da primeira partida, os robôs devem respeitar as restrições de construção. Se isso não ocorrer, a equipe será excluída da disputa.

Independentemente da forma do robô, ele deve respeitar apenas as restrições de construção. Essas restrições são verificadas antes da primeira partida e, se o árbitro decidir, em qualquer outro momento. Se irregularidades forem encontradas, a equipe será excluída do desafio. A robustez do anel de engate é de responsabilidade da equipe. Se o cabo se soltar após o início do round devido à fragilidade do local de fixação, a equipe será penalizada com a interrupção imediata do round e a pontuação de Arraste Parcial atribuída à equipe oponente.

Sobre a Partida:

Cada partida consiste em três rounds. No início de cada round, os robôs devem ser posicionados corretamente e só podem ser ativados pelo Árbitro após verificar a posição correta das etiquetas. A duração de cada round é de, no máximo, 1 minuto.

Durante o round, a pontuação é determinada pelas seguintes situações:

Fosso:

Quando qualquer parte do robô oponente toca o fosso, o round é encerrado com a vitória do robô que arrastou o oponente para o fosso. Isso vale 03 pontos para o robô vitorioso.

Arraste Parcial:

No final do round, se nenhum robô foi colocado no fosso, mas uma etiqueta do fio permanece na plataforma de um dos robôs enquanto a outra está fora, é considerado um arraste parcial. Isso rende 02 pontos para o robô que arrastou parcialmente o oponente.

Empate:

Se, no final do round, nenhum robô for colocado no fosso e ambas as etiquetas permanecerem nas respectivas plataformas ou se as duas etiquetas estiverem fora, é considerado um empate. Isso resulta em 01 ponto para ambos os robôs.

Essas situações determinam a pontuação durante cada round, incentivando estratégias de movimento e força para vencer a partida. O fosso representa a vitória direta, enquanto arrastar parcialmente ou empatar oferece pontos menores, mantendo a competição desafiadora e estratégica.

Arenas:

Fonte: FIRA BRASIL

Ver também pode gostar:

Sobre Autor:

Fernando Lisboa

Fernando Lisboa

Sou um professor de robótica na área da educação tecnológica, analista de sistemas dedicado à compreensão do mundo digital. Como entusiasta e pesquisador da inteligência artificial, empenho-me em promover o conhecimento e impulsionar o avanço tecnológico.