Pesquisar
Close this search box.

Explorando o LEGO MINDSTORMS EV3: Um Guia Completo para Iniciantes em Robótica

Explorando o LEGO MINDSTORMS EV3: Um Guia Completo para Iniciantes em Robótica

Introdução: Acessibilidade da Robótica

O LEGO MINDSTORMS Education EV3 é uma ferramenta facilitadora para dar os primeiros passos na robótica, abrangendo diversas disciplinas e direcionando-se especialmente às áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Além disso, é um recurso valioso para explorar esses campos, o kit é um aliado essencial para iniciantes na construção do seu próprio robô, proporcionando uma experiência introdutória rica e prática no mundo da tecnologia e da engenharia.

Visão Geral: O Coração do EV3

O EV3, um microcomputador programável, controla motores e sensores e possibilita a comunicação com ou sem fio. A Aplicação de Programação, baseada em blocos, realiza a programação e a interface.

Portas e Conexões: A Ponte entre o EV3 e o Mundo

Usamos as Portas de Entrada para conectar sensores ao Bloco EV3 (Portas 1, 2, 3 e 4). A Porta do PC conecta o Bloco EV3 a um computador, tablet ou smartphone, por meio de micro USB (PC). Por outro lado, as Portas de Saída conectam motores ao Bloco EV3 (Portas A, B, C e D).

Componentes: Os Elementos do EV3

Os Motores Grandes são potentes e possuem um sensor de rotação de alta resolução (1 grau). O Motor Médio, mais leve e menor que o Motor Grande, também tem um Sensor de Rotação. Os sensores incluem o Sensor de Cor, que detecta cor ou intensidade de luz por meio de uma janela no topo, o Sensor de Rotação, que detecta movimento rotacional em um único eixo, o Sensor de Toque, que identifica quando pressionamos o botão vermelho. Por fim, o Sensor Ultrassônico, que mede distâncias em polegadas ou centímetros entre o robô e um objeto à frente, detectando distâncias entre 1 polegada (+/- 0,394 polegada) e 250 centímetros (+/- 1 cm).

Programação: A Linguagem do EV3

A programação do LEGO MINDSTORMS Education EV3 se baseia em blocos, tornando-a acessível e intuitiva para quem está começando. Mas o que isso realmente significa?

A programação em blocos é uma abordagem de programação visual que permite aos usuários manipular blocos de código como se fossem peças de um quebra-cabeça. Cada bloco representa uma função ou procedimento específico, e os usuários podem arrastar e soltar esses blocos para criar programas.

No caso do LEGO MINDSTORMS Education EV3, essa abordagem de programação em blocos torna a robótica mais acessível para iniciantes. Em vez de ter que aprender sintaxe de programação complexa, os usuários podem se concentrar em entender os conceitos fundamentais de programação e robótica.

Além disso, a programação em blocos também permite uma experimentação mais fácil. Os usuários podem facilmente adicionar, remover ou alterar blocos de código para ver como essas alterações afetam o comportamento do robô. Isso incentiva a experimentação e o aprendizado prático, os quais são aspectos-chave da educação STEM.

Em resumo, a programação em blocos do LEGO MINDSTORMS Education EV3 é uma ferramenta poderosa que torna a robótica e a programação acessíveis e divertidas para iniciantes. Se você está apenas começando sua jornada em robótica, o EV3 é definitivamente uma ótima escolha!

Fontes:

Você também pode gostar:

Sobre Autor:

Fernando Lisboa

Fernando Lisboa

Sou um professor de robótica na área da educação tecnológica, analista de sistemas dedicado à compreensão do mundo digital. Como entusiasta e pesquisador da inteligência artificial, empenho-me em promover o conhecimento e impulsionar o avanço tecnológico.